Enquanto o tão sonhado voo internacional, ligando o Aeroporto Marechal Cunha Machado e um destino estrangeiro, não sai, o SEBRAE está decidido em colocar São Luís na rota de voos internacionais e garantir ao menos, uma viagem mais curta a Europa e aos Estados Unidos. O caminho mais propício para isso é a ligação de voos entre São Luís e Fortaleza em horário estratégicos com o intuito de garantir essa integração.
Fortaleza está oferecendo uma frequência quase que diária de voos para Miami, Paris e Lisboa, porém a oferta de voos entre São Luís e a capital cearense só está sendo feita pela companhia aérea Latam e em horários distantes dos quais ocorrem as viagens internacionais, inviabilizando uma rota mais rápida.
Atualmente, a Latam opera dois voos seguidos para Fortaleza, partindo de São Luís, às 11h55 e 12h25. No entanto, as saídas internacionais do Aeroporto Pinto Martins ocorrem às 11h25 para Miami (Latam), 17h35 para Paris (Air France), 18h30 outra opção para Miami (GOL) e 21h05 para Lisboa (TAP).
Se os voos fossem melhores distribuídos, a ocupação seria maior partindo de São Luís e consequentemente para os voos internacionais.
No passado, o Governo do Maranhão chegou a viabilizar uma rota junto a Azul para ligar São Luís a Miami, através do aeroporto de Fort Laurderdale, porém os voos foram todos alterados, descontinuando a experiência.
Agora é o SEBRAE, que trabalha forte para conectar São Luís aos destinos estrangeiros. O pré-candidato a senador, Hilton Gonçalo, está atento a essas demandas e acompanha de perto essa articulação.