Farol do Maranhão

Fevereiro registra aumento de 15,25% nos desembarques no Aeroporto de São Luís

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) comemora os resultados positivos do setor no estado, impulsionados pelo aumento do fluxo de passageiros nos aeroportos maranhenses. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o número de desembarques no Aeroporto Internacional Marechal Hugo Cunha Machado, em São Luís, cresceu 15,25% em fevereiro de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado. O total passou de 52.365 para 60.349 passageiros.

O fluxo geral de passageiros, que é determinado pela quantidade de embarques somados com os desembarques, também registrou alta de 9,19%, subindo de 109.883 em 2024 para 119.986 neste ano. Em todo o estado, o número de desembarques passou de 63.397 no ano passado para 70.717 em 2025, representando um aumento de 11,55%. Já o fluxo total de passageiros no Maranhão saltou de 134.009 para 141.697, reforçando o estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Ressalte-se que, em 2025, o Carnaval do Maranhão 2025 atraiu 4,5 milhões de foliões, um número recorde de público. Além de uma programação planejada, o governo estadual investiu R$ 68 milhões, visando fortalecer a infraestrutura e a promoção do evento, beneficiando setores como hotelaria, gastronomia e transporte.

A secretária estadual de Turismo, Socorro Araújo, celebrou os resultados e destacou os esforços da Setur-MA para consolidar o Maranhão no cenário turístico.

“Estamos colhendo os frutos de um trabalho contínuo de promoção do Maranhão como destino e valorização dos nossos atrativos. Esse aumento no número de passageiros mostra que o nosso estado é cada vez mais presente no roteiro de viagem dos nossos visitantes. Vamos continuar buscando estratégias para trabalhar as belezas naturais que temos e a expectativa é que este número seja maior em todas as temporadas”, afirmou a afirmação, mencionando que uma das ações do período foi dar boas-vindas aos visitantes em ritmo carnavalesco para atraí-los para os circuitos Vem Pro Centro, Vem Pro Mar e Vem Pra Madre.

O governo do Maranhão também tem investido em infraestrutura turística, melhoria de acessibilidade e incentivo à realização de eventos culturais para fortalecer ainda mais o setor, sendo o próximo do calendário o São João. Outros pontos cruciais são a parceria com o setor privado e a criação de novas rotas turísticas para a contribuição ao crescimento do turismo no estado.

Marcelo Angelim, gerente do Aeroporto de São Luís, disse que esse crescimento representa para a CCR Aeroportos o compromisso com a excelência na gestão do terminal. “O Aeroporto de São Luís reflete o potencial da cidade, assim como nossos esforços em oferecer um aeroporto moderno, eficiente e conectado às demandas do setor aéreo, focado sempre na melhor experiência para o passageiro e esse movimento maior de passageiros impulsionados o turismo, aquecendo a economia local e gerando novas oportunidades para o setor de serviços e comércio”.

Observatório do Turismo faz monitoramento mensal

O coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA) também analisou os números e ressaltou que esses dados são essenciais para o planejamento estratégico do setor. “Além de contribuir para a economia local, esse crescimento nos ajuda a entender melhor quem são os nossos visitantes, quais são seus interesses e como avaliar os destinos turísticos do estado. Essas informações permitem ajustar políticas e melhorar a infraestrutura para oferecer uma experiência ainda mais econômica”, destacado.

Para acompanhar os dados coletados pelo Obstur-MA, a Secretaria de Estado do Turismo disponibiliza os resultados de suas pesquisas no site https://observatorio.turismo.ma.gov.br/