O governador Carlos Brandão (PSB), tomou uma decisão bem diferente do seu antecessor, Flávio Dino (ministro do STF), em relação as disputa municipais, não beneficiou um partido exclusivamente e não fez “carga política” na maioria dos municípios. No entanto, o chefe do Palácio dos Leões escolheu aquelas cidades prioritárias e colocou Orleans Brandão para assumir essa missão e deixar claro quem é o candidato com apoio da máquina estatal. São quase 30 colégios eleitorais tratados como prioridade.
Na Grande Ilha, apesar de possuírem candidatos em todos os municípios, apenas Fred Campos (PSB), é tratado como prioridade absoluta, pelo fato de liderar as pesquisas e ter Mariana Brandão (MDB), como vice. Se houvesse uma escala de preferência, Dudu Diniz (PSB) de São José de Ribamar seria o segundo; Duarte Júnior (PSB), em terceiro e o Laci (PSB), na Raposa por último.
Na região do Munim não houve uma entrada marcante, mas o Palácio dos Leões acompanha a eleição em Rosário, maior município da região. O Governo trabalha discretamente pela vitória de Calvet Filho (Republicanos), pois sabe que uma vitória de Jonas Magno (PDT) ou Irlahi Moraes (PT), favoreceria outros políticos como Weverton Rocha (PDT) e Felipe Camarão (PT).
Na Baixada Maranhense, Alto do Turi e Litoral Ocidental Arari com Simplesmente Maria (MDB); Cajari com Camila Jansen – PSB; Cedral – Danilo Moraes – PSB; Maracaçumé – Tina Sales – MDB e Mirinzal – Deyvison – MDB são as prioridades.
Para a região dos Lençóis Maranhenses e Litoral Oriental, a principal candidatura é de Vinicius Vale (MDB) em Barreirinhas, mas em Humberto de Campos tem Zé Ribamar Fonseca do PSB e Araioses com Valéria do Manin do PSB.
Nas demais regiões estão outras cidades classificadas como prioritárias: Coroatá – Edimar Vaqueiro – PSB; Lima Campos – Léo Fontes – MDB; Barra do Corda – Rigo Teles – MDB; Lago da Pedra – Maura Jorge – PP; Presidente Dutra – Raimundinho da Audiolar – MDB; Buriti Bravo – Luciana Leocadio – MDB; Bom Jardim – Alcionildo Matos – MDB; Gonçalves Dias – Suane Dias – MDB; Peritoró – Vanessa Murad – União Brasil; Sucupira do Riachão – Edmilson Carvalho – PSB; Barão de Grajaú – Gleydson Botelho – União Brasil; Lagoa do Mato – Nilton Ribeiro – MDB; Passagem Franca – Chicão da Parabólica – PP; Bacabal, Roberto Costa (MDB); Timbiras – Neguinho das Flores – Republicanos; Pindaré-Mirim – Alexandre Colares – MDB; Parnarama – Remildo Fonseca – PSB e em Timon com Rafael (PSB).
Claro que Colinas é um capítulo a parte, lá é prioridade número 0, ou seja, não há possibilidade de pensar em derrota na terra natal do governador do Maranhão.
Ainda cabe destaque que a maioria dos que receberam apoio estão distribuídos entre PSB e MDB, mas também tem concorrentes do União Brasil, PP e Republicanos. Porém, nenhum do PT, PCdoB, PV e PDT, entre outros.
Veja a relação de cidades prioritárias, baseada nas visitas presenciais durante as convenções e campanha política no Maranhão:
Timon – Rafael – PSB
Coroatá – Edimar Vaqueiro – PSB
Lima Campos – Léo Fontes – MDB
Colinas – Renato Santos – MDB
Bacabal – Roberto Costa – MDB
Barra do Corda – Rigo Teles – MDB
Paço do Lumiar – Fred Campos – PSB
Lago da Pedra – Maura Jorge – PP
Presidente Dutra – Raimundinho da Audiolar – MDB
Humberto de Campos – Zé Ribamar Fonseca – PSB
Buriti Bravo – Luciana Leocadio – MDB
Arari – Simplesmente Maria – MDB
Bom Jardim – Alcionildo Matos – MDB
Cedral – Danilo Moraes – PSB
Cajari – Camila Jansen – PSB
Gonçalves Dias – Suane Dias – MDB
Peritoró – Vanessa Murad – União Brasil
Barreirinhas – Vinicius Vale – MDB
São José de Ribamar – Dudu Diniz – PSB
Sucupira do Riachão – Edmilson Carvalho – PSB
Barão de Grajaú – Gleydson Botelho – União Brasil
Maracaçumé – Tina Sales – MDB
Araioses – Valéria do Manin – PSB
Lagoa do Mato – Nilton Ribeiro – MDB
Passagem Franca – Chicão da Parabólica – PP
Timbiras – Neguinho das Flores – Republicanos
Mirinzal – Deyvison – MDB
Pindaré-Mirim – Alexandre Colares – MDB
Parnarama – Remildo Fonseca – PSB
São Luís – Duarte Júnior – PSB