Farol do Maranhão

Anunciada como obra de melhoria urbana, viaduto “Bacabeirinha” vira gigante problema para Carlos Brandão

Anunciada em julho de 2023, a obra que oficialmente tinha como nome Viaduto dos Holandeses, mas popularmente conhecida como “Bacabeirinha” foi anunciada com pompa como obra de melhoria urbana, porém o que se vê é um gigante problema para o Governo do Maranhão, que desgasta ainda mais a imagem do governador Carlos Brandão (PSB).

A seguir é possível recuperar as falas do governador Carlos Brandão e do secretário de Infraestrutura, Aparício Bandeira, que trataram a obra como algo extremamente importante para a cidade de São Luís.

Na época, ainda foi anunciada a quarta alça da Via Expressa, obra bem mais simples que não trouxe grandes melhorias, mas pelo menos não desgastou a imagem de Brandão.

Já o Viaduto Bacabeirinha, virou motivo de piada e chacota, mas antes tivesse ficado apenas no nível do humor. A intervenção vem trazendo o caos na região, além de engarrafamentos que não ocorriam e agora são registrados. Alagamentos incontroláveis são registrados na região que tem levado sedimentos para a Lagoa da Jansen como para a praia de São Marcos.

No lançamento, Brandão prometeu que o viaduto melhoraria o acesso à Avenida Litorânea e traria mais segurança e conforto para a população de São Luís. Para piorar, o secretário Aparício Bandeira ainda defendeu: “um elevado de cerca de 150 metros e uma passagem subterrânea de 20 metros, que vai melhorar muito o tráfego naquela região”.

Tudo o que foi dito, pelo menos até o presente momento, vem ocorrendo de forma contrária e até levando ao entendimento que dificilmente será uma obra inaugurada pelo governador Carlos Brandão…

Para piorar, Bacabeirinha acaba atingindo indiretamente a pré-candidatura de Duarte Júnior à Prefeitura de São Luís.