Nos próximos dias 4 e 6 de agosto ocorre em Teresina, a 15ª edição nacional do Tênis de Mesa Brasil Challenge Plus. E o Maranhão terá a maior delegação presente através do Independente Clube. Vão ser 56 atletas disputando categorias desde o sub-9 até ao veterano 60, assim como as competições de acordo com a classificação por ranking. O número é tão expressivo, que os donos da casa, o clube Fundação Nossa Senhora da Paz terá um número inferior, os piauienses vão ter 55 competidores nas disputas.
O destaque do Independente Clube fica por conta de Jefferson Sousa que irá disputar a categoria mais elevada da competição, que será o Absoluto A, que ainda vai reunir atletas do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
Entre as mulheres, Alexia Morais, Ana Nascimento, Anizia Marques, Anna Figueiredo, Jennifer da Silva, Maria Eduarda Reis, Maria Luiza Reis e Raquel Santos vão disputar ao lado de paiuienses e cearenses a categoria mais elevada do segmento feminino na competição, o Absoluto C.
No paraolímpico, o Independente terá representantes, Raimundo Sousa será o único maranhense na categoria Classe 03, para cadeirantes. Entre as mulheres, o clube maranhense terá Raquel Santos, atual 7ª do ranking nacional, que joga a Classe 08, mas por falta de atletas nessa competição, ela disputará as categorias olímpicas.
O Independente Clube vai tão forte para a competição que é cotado como favorito para levar o título do Troféu Eficiência que premia a instituição que soma o maior número de medalhas na disputa. O feito pode ser conquistado pela terceira vez, uma vez que em 2022, os maranhenses garantiram o primeiro lugar em Fortaleza e em 2021, a conquista veio em São Luís.
O maior e melhor clube de tênis de mesa do Maranhão reúne atletas de São Luís, Tuntum e Nova Olinda. Na capital maranhense, o Independente possui a mais completa estrutura do esporte no estado, que fica localizado no Parque Atenas na Rua P, número 3, quadra 12. As aulas são ofertadas de segunda a quinta entre 15h30 e 22h, além de treinos livres diários entre segunda e sexta, além do use day aos sábados.
Para a disputa em Teresina, o Independente Clube está contando com o apoio do Governo do Maranhão por meio das Secretarias de Esporte e Gestão e Previdência que viabilizaram o transporte para os atletas e também do vice-governador Felipe Camarão que tem sido o maior incentivador no esporte ao longo do ano, garantindo a participação do atleta Jefferson Sousa, número 1 do Maranhão, em competições nacionais nas cidades de São Paulo e Natal. O site www.diegoemir.com também é um incentivador do esporte, viabilizando as participações do atleta nas competições de Manaus e Recife.
Além do Independente, os clubes AABB, APCEF, Caxiense e Jaracaty também terão maranhenses na disputa, eles somam 20 atletas na competição. Sendo assim, o Maranhão terá 76 representantes no total. O Piauí terá 72 competidores, o Ceará terá 17 e outros estados vão ter representantes como o Pará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Goiás.