Segundo dados da Fiocruz, dor na coluna é uma das maiores queixas dos brasileiros, afetando 36% da população de forma crônica. Para auxiliar profissionais da saúde e que focam no tratamento de pacientes com má postura ou que estão retornando de lesão, o profissional de educação física, pós-graduado em Anatomia e Biomecânica, Eduardo Roberto, vai estar proferindo mais uma edição do curso de Posturologia. O curso acontece no sábado (15) e domingo (16), das 9h às 17h, no Complexo Esportivo Sports Village, bairro Calhau.
O curso foi dividido em aula prática e teórica com métodos que trabalham a reabilitação, prevenção e performance em esportes.
Uma postura inadequada pode desencadear desde dores crônicas no pescoço, nas costas e até nos pés a problemas respiratórios e desconfortos abdominais.
Com ampla experiência na área e responsável por introduzir o Levantamento de Peso Olímpico (LPO) no Maranhão, Eduardo Roberto, o Dudu, explica a proposta do curso.
“O curso oferece capacitação para os profissionais que trabalham com pacientes que tem alguma limitação por parte postural ou vem de pós-cirurgia. Sabemos que depois de liberado pelo fisioterapeuta, o paciente precisa retornar à atividade física. Então, vamos levar conhecimento sobre como trabalhar com esse paciente; saber qual será o trabalho de fortalecimento; quais exercícios adequados e o principal: os cuidados preventivos que fazem toda a diferença”, afirma Eduardo Roberto, que também é o responsável por introduzir
A Posturologia é uma ciência a qual entende que todo nosso corpo é um sistema integrado, e pode ser aplicada praticamente em qualquer faixa etária, desde crianças a partir de 2 anos de idade até idosos, sem limite de idade.