O Festejo Junino de Barra do Corda encerrou nesse domingo, 2 de julho. A programação teve início no dia 18 de junho e trouxe grandes emoções.
Pelo palco, passaram mais de 30 atrações musicais locais, outras regionais e as nacionais Ranara Santos, Moleca 100 Vergonha, Gatinha Manhosa e Joelma.
A cantora paraense Joelma, ex-banda calypso, levou aproximadamente 60 mil pessoas ao espaço cultural na noite do dia 19 de junho. A artista além de atrair enorme público de Barra do Corda, trouxe também fãs de várias cidades do Maranhão. O impacto foi tão positivo, que dos 639 apartamentos de hotéis na cidade, os fãs de Joelma lotaram 530.
Durante os 15 dias de festejo passaram pelo espaço cultural Bois, quadrilhas juninas, grupos de carimbó, dança portuguêsa e vários outros.
Outra banda que levou uma multidão ao festejo junino foi Moleca 100 Vergonha. Um público aproximado em 40 mil pessoas cantaram so grandes sucessos da banda pernambucana. O show ocorreu no dia 27 de junho.
A banda Gatinha Manhosa também levou um grande ao São João de Barra do Corda. O show ocorreu no dia 30 de junho.
Os barraqueiros comemoraram o sucesso nas vendas. Segundo a secretaria de Indústria, Comércio E Turismo, nos 15 dias de São João as vendas de comidas e bebidas vendeu mais de R$ 1.000.000,00(hum milhão de reais).
Foram 44 barracas instaladas no São João. Além das barracas, incluiem-se também os vendedores ambulantes, que festejaram as vendas.
O comércio de calçados e roupas comemorou o sucesso das vendas durante o festejo junino. Segundo a Secretária de Indústria, Comércio e Turismo, o fatumento geral é estimado em mais de R$ 3 milhões.
Dos grupos culturais, se apresentaram os Bois Encanto da Barra; Estrela Mirim; Brilho da Barra; Boi Pirilampo e Boi de Nina Rodrigues; Danças: Carimbó de Raiz Brilho da Barra; Dança Portuguesa Encantos de Portugal (Presidente Dutra); Carimbó Flor de Jitirana; Dança Portuguesa Império da Barra; Carimbó Flor de Manacá (Povoado Sabonete) e também eleição da rainha estudantil 2023.
De acordo com o secretário de Cultura, Leocádio Cunha, o São João 2023 superou as expectativas.