Farol do Maranhão

Morre aos 76 anos, o artista plástico maranhense Péricles Rocha

Morreu na madrugada desta quinta-feira, 8 de junho, um dos maiores artistas plásticos maranhense. Péricles Rocha, 76 anos, faleceu, o anúncio foi feito pelo secretário estadual de Cultura, Yuri Arruda.

Péricles era natural de Codó, tinha 49 anos de carreira. Ele sempre dizia: “O artista é livre e o trabalho é uma terapia maravilhosa, gratificante”.

O artista plástico residia em Alcântara por mais de 30 anos.

Péricles Rocha começou a pintar aos oito anos na beira do rio Parnaíba, na cidade de Bendito Leite (MA). De lá para cá não parou mais de se envolver com a arte. Pintor, escultor, desenhista e ilustrador, ele cursou escultura na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, entre 1967 e 1971.

Em 1977, realizou sua primeira mostra individual, na Galeria Sérgio Milliet, no Rio de Janeiro. Entre 1978 e 1980, ilustrou os livros Marimbondos de Fogo e Norte das Águas, de José Sarney, e Poeta do Absurdo, de Orlando Tejo. Em 1982, estudou no Instituto Lorenzo de Médici, em Florença, Itália. Foi ganhador de diversos prêmios, como o do Encontro de Artistas do DF (1976), um da Bienal de São Paulo (1976, representando Brasília), Prêmio Aquisição – Concurso Nacional de Artes Plásticas Caixego – Goiânia (GO), em 1976, e o Prêmio Aquisição no Primeiro Salão de Gravura e Desenho do Centro-Oeste (1978). Orgulha-se de ter ajudado a instalar, juntamente com outros artistas, o Centro de Artes Japiaçu, em São Luís (MA).