Farol do Maranhão

Homenageado como vereador amigo da Enfermagem, Dr. Gutemberg participa da abertura da Semana de Enfermagem realizada pelo Coren – MA

Autor das 30 horas de trabalho para os profissionais da Enfermagem e outras leis em benefício da categoria, o médico e vereador Dr. Gutemberg participou da abertura da Semana da Enfermagem. O evento é realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren – MA) e, em São Luís, teve abertura oficial nesta quinta-feira (25), no hotel Luzeiro, na Ponta do Farol.

Na capital maranhense, Dr. Gutemberg já foi homenageado como vereador amigo da Enfermagem. O parlamentar é autor de diversas Leis em benefício da categoria, tais como: 30 horas semanais de jornada de trabalho para a categoria (Lei nº 5.863/2014); ‘Semana Municipal de Enfermagem’ (Lei 5.093/2009); que estabelece condições de repouso para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Lei nº 453/2017); Dia Municipal do Enfermeiro e Dia Municipal do Técnico de Enfermagem.

Durante a solenidade de abertura, o presidente do Coren MA, enfermeiro José Carlos Júnior, destacou a luta e apoio do vereador Dr. Gutemberg pela categoria.

“Dr. Gutemberg, o senhor legisla com a precisão de um bisturi, com uma maneira tão precisa pela categoria da enfermagem. O senhor é preciso e muito amigo em encontrar a necessidade da nossa classe. Por isso, o senhor legislou sobre o repouso digno, as 30 horas de jornada de trabalho entre outros benefícios. Por isso, o senhor é tão importante para a nossa categoria”, disse José Carlos Júnior, presidente do Coren-MA.

Na oportunidade, Dr. Gutemberg reafirmou o seu compromisso com a categoria e o apoio integral na luta pelo piso salarial nacional. O vereador parabenizou os profissionais pelo trabalho.
“ Vocês transformaram a saúde do Brasil, em vários momentos. Foram heróis na pandemia e continuam sendo no dia a dia. Vocês são o elo mais forte entre o paciente e o seu resultado. Vocês são fundamentais para a saúde brasileiro. Estou presente em todos os eventos do Coren, com muita honra e gratidão. E além de médico também sou enfermeiro. Lembro que recebi do Coren o título honorífico de amigo da enfermagem. Sempre tive, muito respeito e admiração por toda a classe. Como político, continuei este apoio. Tenho a honra de ter sido o autor da lei das 30 horas municipais, em São Luís. Enquanto este projeto estava no Congresso, há mais de 20 anos, nós conseguimos este avanço aqui. Vocês são o maior contingente de saúde do nosso país. No Maranhão, são mais de 60 mil profissionais. Parabéns aos profissionais da enfermagem pelo lindo trabalho! E gratidão por ajudar a salvar vidas. Contem sempre comigo”, disse o parlamentar.
Neste ano a Semana da Enfermagem tem como tema: “Enfermagem – Uma força para a saúde brasileira”, e já está acontecendo de forma itinerante, durante todo o mês de maio, passando por várias cidades do Maranhão.