O vereador Riba (PDT) do município de Pinheiro usou a tribuna da Câmara Municipal de Pinheiro para pregar sua intolerância contra uma das principais dança folclórica do Maranhão, o Tambor de Crioula, que nas palavras do vereador as infelizes palavras de um legitimo representante popular deixou muitas pessoas revoltadas.
O vereador Riba em uma fala lastimável que: “veste uma camisinha de bloco já é cultura de Pinheiro…até Tambor de Crioula é Cultura negócio de Tambor de Crioula”, esperamos que esse não seja o pensamento da maioria dos vereadores de Pinheiro e tão pouco do Prefeito Luciano.
Se o vereador não sabe o Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado e praticado especialmente em louvor a São Benedito.
Essa manifestação afrobrasileira ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores.