Mais 21 municípios do Maranhão foram parcialmente integrados ao mapa da Amazônia Legal com atualização do instrumento pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, segundo divulgação do órgão na semana passada.
A Amazônia Legal ocupa um território de 5.015.068,18 quilômetros quadrados, espalhado por nove estados da federação, correspondentes a cerca de 58,9% de todo o chão brasileiro, de 8.510.295,914 km².
O Maranhão conta agora com 181 municípios pertencentes à Amazônia Legal. É o estado com maior número de municípios na área, ocupando 79,3% da área ou 261.350,785 km² integrados à Amazônia Legal.
O novo mapa atualiza a malha municipalização, alterando os limites internos dos municípios sem alterar as divisas estaduais e nem as fronteiras internacionais. Foram também atualizadas informações sobre as posições das sedes das cidades.
O novo mapa da Amazônia Legal vai auxiliar no entendimento da dinâmica urbana e da infraestrutura logística de integração regional. Vinte municípios do Maranhão não tem 10% do território integrando a Amazônia Legal. São João do Sóter tem o menor percentual territorial, enquanto que Pirapemas tem 99,9% da área como parte integrante da AL.
O território da Amazônia Legal:
- Acre – 22 municípios;
- Amapá – 16 municípios;
- Amazonas- 62 municípios;
- Mato Grosso – 141 municípios;
- Pará – 144 municípios;
- Rondônia – 52 municípios;
- Roraima – 15 municípios;
- Tocantins – 139 municípios;
- Maranhão – 181 municípios.
Municípios do Maranhão que não estão 100% na AL
- Buriti Bravo;
- Cachoeira Grande;
- Codó;
- Coroatá;
- Fortuna;
- Gonçalves Dias;
- Governador Eugênio Barros;
- Governador Luiz Rocha;
- Icatu;
- Morros;
- Paraibano;
- Pastos Bons;
- Pirapemas;
- Presidente Juscelino;
- Presidente Vargas;
- São João do Sóter;
- Senador Alexandre Costa;
- Timbiras;
- Vargem Grande.
Fonte: Famem