Entre os 216 prefeitos eleitos em primeiro turno no Maranhão, o Partido Democrático Trabalhista, PDT, conquistou o maior número de vagas. Foram 42 prefeitos eleitos pela legenda, sendo 13 reeleitos para mais um mandato e sete retornam às mesmas prefeituras ou para municípios diferentes. Prefeitos filiados a 20 partidos vão dirigir as prefeituras a partir de 1° de janeiro de 2021.
Na sequência, o Partido Liberal aparece em segundo lugar entre as legendas que mais elegeram prefeitos no estado do Maranhão. Foram 40 prefeitos eleitos, sendo sete reeleitos e dois retornando para exercer mais um mandato como chefe do Executivo. O prefeito de Grajaú, Mercial Arruda foi reeleito aos 77 anos para o quarto mandato como prefeito pelo MDB, que elegeu além dele outros seis prefeitos.
Como terceira força política está o Republicanos, que no processo eleitoral conseguiu eleger 25 prefeitos. Na capital maranhense, Duarte Júnior disputará o segundo turno com o candidato do Podemos, Eduardo Braide. O segundo turno acontece no dia 29 de novembro.
Veja quadro de partidos dos prefeitos eleitos:
- PDT 42 prefeitos
- PL 40 prefeitos
- REPUBLICANOS 25 prefeitos
- PCdoB 22 prefeitos
- PP 17 prefeitos
- PTB 14 prefeitos
- DEM 11 prefeitos
- MDB 7 prefeitos
- PSC 7prefeitos
- PSB 6 prefeitos
- PSD 5 prefeitos
- PATRIOTA 4 prefeitos
- PSDB 4 prefeitos
- SOLIDARIEDADE 4 prefeitos
- PMN 2 prefeitos
- PSL 2 prefeitos
- AVANTE 1 prefeitos
- CIDADANIA 1 prefeitos
- PROS 1 prefeitos
- PT 1 prefeitos
Faixa etária
Eleito prefeito de Alcântara aos 78 anos de idade, Padre William (PL) é o mais velho entre os eleitos no estado do Maranhão. Antes de Alcântara, o padre foi prefeito de Santa Helena e Guimarães. Na outra ponta está Peteca (Antonio Bruno Cardoso dos Santos), 25 anos, agricultor eleito prefeito de São João do Caru.
Fonte: Famem