Farol do Maranhão

Comissão da Amazônia elege a deputada Célia Xakriabá – Notícias

15/03/2023 – 15:51  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Célia Xakriabá: “900 mil cocares assumem a comissão comigo”

A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) foi eleita nesta quarta-feira (15) presidente da Comissão da Amazônia e Povos Originários Câmara dos Deputados. Ela é a primeira indígena a assumir a presidência de uma comissão no Congresso.

“Não serei somente uma pessoa indígena a presidir a comissão, serão 900 mil cocares que assumem a comissão comigo”, disse a deputada. “Assumir o protagonismo da luta não é assumir a voz de uma parlamentar indígena, mas é assumir as vozes do território”, reforçou. Ela pontuou que os temas tratados no colegiado são “questões humanitárias”.

Natural do norte de Minas Gerais, região com predominância do bioma Cerrado, Célia Xakriabá disse que o colegiado não vai se limitar aos temas da Amazônia, mas vai tratar também de restabelecer qualidade de vida para os povos tradicionais, como quilombolas e ribeirinhos em situação de vulnerabilidade.

“Não podemos salvar o planeta se as pessoas estão desmatadas por dentro”, frisou a deputada, que é mestre em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília (UnB).

O que faz a comissão
O colegiado foi desmembrado da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional. A mudança foi aprovada pelos deputados em fevereiro.

A Comissão da Amazônia e Povos Originários discute e vota propostas relativas ao desenvolvimento da região Amazônica e assuntos indígenas, como regime das terras tradicionalmente ocupadas por esses povos.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Wilson Silveira