Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista ao programa na íntegra
No Dia Nacional de Alfabetização, a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, destacou programas do Governo do Maranhão voltados a combater o analfabetismo. A gestora foi a entrevistada do programa ‘Diário da Manhã’, desta quinta-feira (14), com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia.
Jandira Dias afirmou, na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, que assumiu recentemente o cargo, mas que, desde 2019, tem um decreto regulamentando o Pacto pela Aprendizagem que reforçou com os municípios a implantação das ações voltadas à redução do analfabetismo.
“São ações que vêm ajudando o país a reduzir o analfabetismo e o Maranhão, na mesma linha, alcançou uma queda, de 9,6% para 7%, em 2022, o que demonstra que o governo está no caminho certo. A educação é o caminho certo. O compromisso do governador Carlos Brandão (PSB) será alfabetizar as 600 mil pessoas que ainda precisam ser alfabetizadas no nosso estado”, assegurou.
De acordo com a secretária, com o objetivo de superar o analfabetismo de crianças, jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos, o Governo do Maranhão lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Programa Maranhão Alfabetizado. O compromisso já conta com a adesão dos 217 municípios do Maranhão, sendo a primeira etapa contemplando 20 cidades.
A gestora detalhou que, para este ano de 2024, o governo do Estado tem como meta alfabetizar cerca de 17 mil pessoas nos 20 municípios priorizados, com investimentos de quase R$ 24 milhões. Além disso, o programa busca garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.