Farol do Maranhão

‘Em Discussão’ – Técnico do TRE/MA faz balanço das Eleições 2024 no estado

 Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu nesta sexta-feira (11) o chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral da Capital, Victor Hugo Freitas Machado Cândido. Ele fez um relato sobre o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA) para a realização das eleições de 6 de outubro no Maranhão.

Durante a entrevista, realizada pelos radialistas Henrique Pereira e Álvaro Luiz, Victor Hugo Machado Cândido informou que, para a Justiça Eleitoral, o primeiro turno das eleições municipais foi um absoluto sucesso nos 217 municípios maranhenses. “Os resultados das urnas foram divulgados de forma rápida, fruto de um trabalho planejado que uniu tecnologia e dedicação, somados ao empenho e profissionalismo dos servidores”, assinalou Victor Hugo.

Ele explicou que a estrutura utilizada nas juntas, postos de transmissão que funcionaram nos municípios termos das zonas eleitorais, nos PATs (postos avançados de transmissão) dos locais de difícil acesso e nos 600 pontos do JE-Connect transmitidos dos próprios locais de votação também foi um grande diferencial.

Segundo Victor Hugo, da parte de segurança, tropas federais atuaram em 50 municípios e as Polícias Federal, Militar, Civil, Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Marinha e Aeronáutica, com cerca de 10 mil homens no total, permitiram que o pleito também obtivesse essa característica de normalidade. Essas forças trabalharam na escolta, guarda de urnas, policiamento ostensivo e atividades de inteligência para prevenção de incidentes.

Durante a votação, 129 urnas foram substituídas por reservas e em algumas os problemas foram solucionados pelos profissionais de apoio às eleições. Sobre este número, o técnico do TRE disse que os problemas ocorreram em equipamentos também usados nos anos de 2013 e 2015, em São Luís e nos municípios próximos à capital.

Justificativa

Pelo aplicativo Pardal continua sendo possível registrar denúncias de crimes eleitorais e de propaganda irregular. Pelo aplicativo e-título é possível justificar a ausência até 60 dias após as eleições, mas o procedimento também pode ser feito de forma presencial ou pelo sistema Justifica, disponível nas páginas eletrônicas dos Tribunais Regionais Eleitorais. Para tanto, o eleitor deve anexar um comprovante do motivo de sua ausência para deferimento ou não por parte do juiz do pedido.  

Victor Hugo frisou que Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, em 2024 alcançou mais de 200 mil eleitores aptos a votar – o que a habilitou a ter segundo turno para o cargo de prefeito pela primeira vez na história do município, caso no primeiro ninguém alcançasse a maioria dos votos – terá disputa no próximo dia 27 de outubro entre Rildo Amaral (55.149 votos – 35,57%) e Mariana Carvalho (41.172 votos – 26,56%).