Novidades
Prefeito de Pastos Bons, Enoque Mota, anuncia candidatura a presidência da Famem
‘Maranhão no Campo’ destaca boas práticas ecológicas e pensamento verde
parabenizar o presidente do TRE, desembargador José Gonçalo, que conduziu serenamente essa grande eleição, muito disputada em todas as cidades. Parabenizo, ainda, a presidente desta Casa, deputada Iracema Vale, que elegeu seu filho prefeito de Barreirinhas. Com certeza, foi a maior alegria que ela já teve, mais do que a sua própria eleição. Parabéns também aos meus amigos deputados estaduais, que também se elegeram, em especial, este aqui que está presente, o Juscelino Marreca, eleito prefeito de Santa Luzia”, enfatizou o deputado Ariston. Nesta semana, outros parlamentares também abordaram este tema na tribuna. O deputado Othelino Neto (Solidariedade) destacou a velocidade da divulgação dos resultados e a confiabilidade das urnas eletrônicas, que considera um exemplo para o mundo. No mesmo tom, o deputado Carlos Lula (PSB) ressaltou a atuação da Justiça Eleitoral, a velocidade na divulgação dos resultados e a confiabilidade das urnas.
Plenário tem vazamento de água do teto após chuva – Notícias
Projeto isenta doador regular de sangue de pagar inscrição em competição esportiva – Notícias
‘Diário da Manhã’ trata sobre o Dia Nacional do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional
‘Em Discussão’ – Técnico do TRE/MA faz balanço das Eleições 2024 no estado
‘Café com Notícias’ – Padre Ribamar Vieira aborda roteiro do Círio de Nazaré do Cohatrac
Proposta exige que políticas sociais da União internalizem ‘fator amazônico’ – Notícias
Caixa diz avançar no atendimento digital sem abandonar agências físicas, mas funcionários apontam falhas – Notícias
Next
Prev

Farol do Maranhão

Projeto institui política de diagnóstico e tratamento de câncer em bebês intrauterinos

 Agência Assembleia

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quarta-feira (10), o Projeto de Lei 175/2024, de autoria da deputada Andreia Martins Rezende (PSB), que institui a Política Estadual de Diagnóstico e Tratamento do Câncer em Bebês Intrauterinos no Maranhão.

De acordo com a deputada, o objetivo é garantir o diagnóstico precoce e o tratamento adequado doa doença em bebês ainda no útero materno, visando à preservação da vida e da saúde desses bebês e de suas mães.

Entre as diretrizes estão a implementação de programas de educação e conscientização para gestantes e profissionais de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer em bebês intrauterinos; ampliação do acesso aos exames pré-natais de alta complexidade, incluindo exames de imagem, como ultrassonografia morfológica e ressonância magnética fetal, que possam identificar precocemente sinais de câncer no feto; e capacitação dos profissionais de saúde da rede pública e privada para identificação de sinais de alerta de câncer em bebês intrauterinos durante os exames de rotina durante a gravidez.

Na justificativa do projeto, a deputada Andreia Martins Rezende afirma que o diagnóstico de câncer em bebês intrauterino é uma situação rara, porém, quando ocorre, exige atenção especializada imediata para garantir o melhor prognóstico possível tanto para o bebê quanto para a mãe.

“A ausência de políticas públicas específicas para o diagnóstico e tratamento precoce desses casos pode comprometer a saúde e a vida desses bebês e das gestantes. Nesse contexto, a instituição da Política Estadual de Diagnóstico e Tratamento do Câncer em Bebês Intrauterino se faz necessária para garantir que os casos suspeitos sejam identificados precocemente e que os bebês e suas mães tenham acesso ao tratamento adequado, contribuindo assim para a preservação da vida e da saúde dessas pessoas”, assinala a deputada na proposição do projeto.