Agência Assembleia
Assista à entrevista na íntegra
De acordo com dados da Organização Mundial de Alergia, cerca de 10% da população mundial infantil sofre com algum problema do tipo. E o assunto foi tratado pela médica alergista Alanna Batalha no programa ‘Café com Notícias’, desta sexta-feira (28), na TV Assembleia.
“Esse percentual é mais referente às crianças, que são a população mais frequentemente acometidas pelas alergias. Geralmente, nos adultos gira em torno de 2%”, detalhou a médica.
Alanna Batalha ressaltou que há algumas alergias, inclusive que são mais comuns na infância, como ao leite, ao ovo e a algumas frutas, como mamão e banana.
A médica ressaltou que é importante também falar da diferença entre intolerância e alergia. “A intolerância à lactose, por exemplo, é uma deficiência na enzima lactase. Não é uma alergia. A intolerância não tem risco de vida, já a alergia pode ter um risco de vida”, observou.
A especialista fez um alerta para quem tem alergia a frutos do mar, como camarão e caranguejo, e afirmou que, mesmo tendo alergia apenas a mariscos, também não deve comer nenhum crustáceo. “É importante falar que alergias a marisco são uma das que tende a ser mais graves e, dependendo das pessoas, tem um limiar muito baixo. Às vezes, só com o vapor, preparando o alimento, o contato com a pele. Nem é preciso ingerir para ter uma reação mais grave”, assinalou.
Também falou sobre o diagnóstico de alergias. “Para se ter certeza, o exame padrão ouro é o teste de provocação, no qual a gente vai dar o alimento suspeito, mas isso é feito em ambiente super seguro, ou em hospital ou alguma clínica, que tenha suporte e com médico e uma equipe preparada para tratar desde as reações mais leves até as reações mais graves”, disse.
O “Café com Notícias” é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).