Farol do Maranhão

Programa ‘Toda Mulher’ aborda aspectos culturais do Boi D’Itaparí

 O programa ‘Toda Mulher’, exibido nesta quarta-feira (26), pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), abordou a força feminina no comando do grupo Boi D’Itaparí, sotaque de orquestra. A entrevistada foi Gláucia Oliveira, presidente da manifestação que teve origem na comunidade Panaquatira, município de São José de Ribamar.

Este ano, o boi trouxe como tema a obra ‘O Dono do Mar’, do escritor José Sarney, e o público pôde conferir o resultado nas apresentações realizadas nos terreiros juninos da cidade, inclusive no Arraial da Assembleia, onde o grupo se apresentou na noite de sexta-feira (21), encantando o público presente e também nas redes sociais.

Há nove anos à frente do grupo folclórico, Gláucia Oliveira explicou que o boi surgiu dentro do Instituto Panaquatira, como uma forma de resgatar a história local, que figura, inclusive, no nome da manifestação que faz referência ao Forte de Itaparí, localizado em uma das aldeias indígenas à época da colonização.

Entre os temas apresentados pelo boi ao longo dos anos, Gláucia Oliveira destacou Jerônimo de Albuquerque, Japiaçu, Negro Cosme e Maria Firmina dos Reis. “Todos os anos, o boi aborda ou a história ou a literatura do Maranhão, mas sem abandonar ou interferir nos aspectos tradicionais do bumba meu boi, como o auto e seus personagens, por exemplo”, destacou.

Gláucia Oliveira explicou que fazer cultura popular é um grande desafio. “No começo foi bem complicado gerenciar o grupo, porque temos muitos desafios, mas depois, foi ficando mais tranquilo. Sobre ser mulher e estar à frente do boi, isso nunca me trouxe problemas, nunca senti preconceito, por exemplo”, salientou.

Atualmente, o boi tem sede em São Luís e conta com a participação de mais de 65 integrantes, uma orquestra de 15 músicos, além da diretoria. Os preparativos do grupo para o São João começam ainda no mês de outubro e se intensificam entre fevereiro e maio, tudo para levar ao público um enredo que pode ser visto nas indumentárias dos brincantes, toadas e coreografias do grupo.    

O programa ‘Toda Mulher’ é apresentado pela jornalista Márcia Carvalho e exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).