Texto e Fotos: Agência Assembleia
O Arraial da Assembleia, aberto oficialmente na noite desta quinta-feira (20), conta com uma ampla estrutura para deixar o público mais seguro e confortável. Um dos principais destaques diz respeito a espaços específicos criados para crianças, idosos e pessoas com deficiência.
Para garantir a inclusão e acessibilidade a todos que estão participando da festança, o Arraial da Assembleia foi preparado com rampas para cadeirantes ou pessoas com baixa mobilidade, disponibilizando ainda mesas e cadeiras nos espaços das barracas, além da presença de intérpretes de Libras durante as apresentações culturais.
A presença no palco de um tradutor e intérprete de libras, estrategicamente posicionado, ajuda na comunicação entre pessoas ouvintes e com deficiência auditiva.
O diretor geral da Assembleia Legislativa, Ricardo Barbosa, explicou que a Assembleia Legislativa do Maranhão avança cada vez mais em suas políticas internas de inclusão.
“Por uma expressa determinação da presidente da Casa, a deputada Iracema Vale, temos tido sempre um olhar e uma atenção especial para o lazer das crianças, o acesso de pessoas com deficiência e espaços para artesãos e pequenos comerciantes, que estão tendo aqui a oportunidade de apresentar e comercializar seus produtos”, afirmou Ricardo Barbosa.
Ele salientou que, neste ano, uma das novidades foi uma parceria com o Ceprama, o que possibilitou a abertura de espaços para 10 artesãos, que estão comercializando seus produtos no Arraial da Assembleia.
E neste ano, pela segunda vez, há também um espaço reservado aos beneficiários do programa “Mais Renda”, do Governo do Estado. Cada um dos 11 beneficiários do programa ocupa espaço próprio, ao lado do palco, e conta com equipamento padronizado para comercializar produtos diferenciados e que não são vendidos nas barracas.
Exclusivamente
Ricardo Barbosa assinalou que, além do estacionamento na área do Multicenter Sebrae, foi instalado um estacionamento na área interna da Assembleia exclusivamente para atender pessoas com mobilidade reduzida.
Em toda a área do Arraial da Assembleia, há placas de prioridade e rotas de acesso. Além disso, todas as barracas possuem acessibilidade nos caixas e no atendimento.
Bem próximo ao palco foi instalado um espaço específico para abrigar idosos e pessoas com deficiência. Os ambientes foram tomados por uma alegria contagiante na programação desta noite inaugural.
“Só tenho a louvar essa ideia dos organizadores desse arraial, de deixar os idosos mais à vontade num espaço como este”, afirmou a aposentada Mônica Ribeiro dos Santos, de 67 anos. Ela comentou que achou também muito interessante o fato de, além do palco, haver no local telões instalados em pontos estratégicos para o público apreciar os espetáculos.
Quem também gostou da ideia foi o aposentado Francisco Ivan Padilha, de 76 anos. Ele elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa e reagiu super animado logo às primeiras apresentações da noite: o Boi Sementinha, o Boi Valente da Ilha e o Bumba Meu Boi de Upaon-Açu. “Está muito legal. Tudo de bom”, exclamou ‘Seu’ Francisco Ivan.