Farol do Maranhão

Correio Maranhense: Setembro Amarelo – Escola do Legislativo promove palestra sobre saúde mental

Como palestrantes, participaram o major Lucas Cardozo e a tenente-coronel Cristiane Luna, psicóloga e chefe do Centro de Atenção Psicossocial da Polícia Militar.

A Escola do Legislativo do Maranhão (Elema) promoveu, nesta quinta-feira (21), a palestra “Setembro Amarelo: Alerta, Prevenção e Conscientização sobre Saúde Mental”, destinada aos servidores da Casa e público externo. Como palestrantes, participaram o major Lucas Cardozo e a tenente-coronel Cristiane Luna, psicóloga e chefe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Polícia Militar do Maranhão (PMMA).

Alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) também assistiram à palestra. Na ocasião, o major Lucas Cardozo falou sobre o direito de acesso à saúde mental, fazendo uma avaliação das políticas de prevenção e combate ao suicídio na PMMA.

“Estamos no mês em que intensificamos o trabalho de conscientização e prevenção na questão da saúde mental, especificamente os casos de suicídio. Durante o meu mestrado em Direito na Universidade Federal do Maranhão, em virtude dessa temática e da minha observação desses casos dentro da instituição Polícia Militar, resolvi fazer uma pesquisa voltada para essa área, em que trato no meu tema que o direito de acesso à saúde mental pode estar implicando nesse número de casos, a partir do momento em que ele não tiver sendo obedecido”, disse major Lucas Cardozo.

A tenente-coronel Cristiane Luna ressaltou que a prevenção só é possível com informação. “O suicídio é uma realidade e é questão de saúde pública. Quanto mais a gente puder discutir, de forma responsável e ética, melhor vai ser para a sociedade, pois estaremos prevenindo novos casos”, assinalou.

Formação

Aluno do primeiro ano do CFO, Gustavo Cutrim disse que palestras que tratam de temas como a saúde mental são positivas para a carreira dos militares.

“Sem dúvidas, a nossa atuação depende de uma boa condição psicológica para lidar com as adversidades que podem ocorrer no nosso trabalho. Logo, essa preocupação com a saúde mental do policial militar é muito positiva”, declarou.

Ludimila Nunes, estudante de Psicologia, também destacou a importância da palestra para a sua formação. “Como estudante, essa é uma temática muito importante para a nossa profissão e, por isso, momentos como esse são fundamentais”, disse.