Novidades
Prefeito de Pastos Bons, Enoque Mota, anuncia candidatura a presidência da Famem
‘Maranhão no Campo’ destaca boas práticas ecológicas e pensamento verde
parabenizar o presidente do TRE, desembargador José Gonçalo, que conduziu serenamente essa grande eleição, muito disputada em todas as cidades. Parabenizo, ainda, a presidente desta Casa, deputada Iracema Vale, que elegeu seu filho prefeito de Barreirinhas. Com certeza, foi a maior alegria que ela já teve, mais do que a sua própria eleição. Parabéns também aos meus amigos deputados estaduais, que também se elegeram, em especial, este aqui que está presente, o Juscelino Marreca, eleito prefeito de Santa Luzia”, enfatizou o deputado Ariston. Nesta semana, outros parlamentares também abordaram este tema na tribuna. O deputado Othelino Neto (Solidariedade) destacou a velocidade da divulgação dos resultados e a confiabilidade das urnas eletrônicas, que considera um exemplo para o mundo. No mesmo tom, o deputado Carlos Lula (PSB) ressaltou a atuação da Justiça Eleitoral, a velocidade na divulgação dos resultados e a confiabilidade das urnas.
Plenário tem vazamento de água do teto após chuva – Notícias
Projeto isenta doador regular de sangue de pagar inscrição em competição esportiva – Notícias
‘Diário da Manhã’ trata sobre o Dia Nacional do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional
‘Em Discussão’ – Técnico do TRE/MA faz balanço das Eleições 2024 no estado
‘Café com Notícias’ – Padre Ribamar Vieira aborda roteiro do Círio de Nazaré do Cohatrac
Proposta exige que políticas sociais da União internalizem ‘fator amazônico’ – Notícias
Caixa diz avançar no atendimento digital sem abandonar agências físicas, mas funcionários apontam falhas – Notícias
Next
Prev

Farol do Maranhão

Deputada Daniella reforça convite para 1º Seminário Nacional de Legisladoras, que será nesta terça-feira

 Parlamentar frisou a satisfação do Legislativo Estadual em promover um evento nacional desta proporção, em parceria com a Unale.

A deputada Daniella (PSB), procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão, reforçou o convite para o 1º Seminário Nacional de Legisladoras – Mulheres no Poder, que acontecerá nesta terça-feira (5), a partir das 9h30, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma). A parlamentar foi a entrevistada do quadro “Bastidores”, do Bom Dia Mirante, nesta segunda-feira (4).

O evento é promovido pela Assembleia Legislativa do Maranhão, em parceria com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). No bate-papo, a parlamentar também falou sobre a importância do debate proposto pelo Seminário, diante do cenário em que a presença feminina vem se fortalecendo cada dia mais nos espaços de poder. 

“Tem uma pesquisa feita pela ONU que mostra a diferença da paridade entre homens e mulheres, que deve chegar ainda a 300 anos para que nós, mulheres, possamos acompanhar os homens. Então, a gente precisa debater mais e fazer mais parte do processo, principalmente dos debates políticos, que é onde tudo começa. Foi pensando nisso que buscamos esse seminário, para preparar as mulheres”, assinalou.

A procurada da Mulher da Alema disse, ainda, que as mulheres precisam conhecer os seus direitos, sobretudo dentro dos partidos políticos, sobre as cotas de gênero, os repasses, fundos partidários, entre outros. “O principal objetivo é, justamente, trazer esse conhecimento para as mulheres do Maranhão, tendo em vista que se aproxima o processo eleitoral ano que vem e nós precisamos de mulheres preparadas”, afirmou.

A deputada Daniella comentou que o Maranhão tem avançado no que diz respeito à presença das mulheres na política. “Nós tivemos a primeira governadora legitimamente eleita, que foi a governadora Roseana Sarney. Agora, nós temos uma presidente na Assembleia Legislativa do Maranhão e temos a segunda maior bancada feminina das Assembleia Legislativas em todo o país, em termos de proporcionalidade. Temos avançado muito e as políticas públicas para as mulheres do Maranhão também têm acompanhado esse avanço”, completou.

Por fim, a deputada Daniella frisou a satisfação do Parlamento Estadual em promover um evento nacional desta proporção, em parceria com a Unale, voltado especialmente para as mulheres.

“Tivemos mais de 2 mil inscrições, superando nossas expectativas. Nosso seminário está sendo direcionado para mulheres que gostam do debate político, vereadoras, prefeitas, suplentes, lideranças políticas, pessoas que trabalham com política indiretamente, que trabalham políticas sociais. Queremos levar conhecimento e preparar as mulheres”, finalizou. 

Para quem não conseguiu se inscrever e quer acompanhar tudo, o 1º Seminário Nacional de Legisladoras terá transmissão Ao Vivo pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309) e pelo canal do YouTube da Alema.