Farol do Maranhão

Escola do Legislativo promove palestra “Todas temos uma história para contar”

 O objetivo do evento é proporcionar às servidoras da Casa a conscientização sobre a temática e trazer a reflexão sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

Como parte da campanha “Agosto Lilás”, mês de enfrentamento à violência contra a mulher, a Escola do Legislativo do Maranhão (Elema) promoveu, nesta quarta-feira (9), a palestra “Todas temos uma história para contar”, proferida pela psicóloga, cineasta e escritora Milena Carvalho. 

Segundo Silvana Leal, diretora de Desenvolvimento Social da Assembleia Legislativa, o objetivo do evento é proporcionar às servidoras da Casa um momento de reflexão e conscientização sobre a temática. “O principal foco dessa palestra é trazer essa reflexão sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. Toda a Assembleia está mobilizada nessa campanha do Agosto Lilás em defesa desse tema”, assinalou. 

A palestra abordou assuntos como abuso, violência sexual e superação, entre o real e o imaginário, escrita criativa e afetiva, cinema e amor. “A escrita ajuda a organizar os pensamentos, os sentimentos e é o primeiro passo para você conseguir compreender e reorganizar tudo. Estamos no ‘Agosto Lilás’ e é muito importante não deixarmos de falar sobre isso entre nós, mulheres, mas também àqueles que estão no nosso entorno”, afirmou a psicóloga, cineasta e escritora Milena Carvalho.

Também presente ao evento, a deputada Andreia Martins Rezende (PSB) parabenizou pela iniciativa e também deu seu testemunho. 

“Você poder contar a sua história e saber que a vida de cada uma de nós dá um livro, um filme, é incrível por toda a diversidade, a complexidade que nós, como seres humanos, somos. Eu também estou nessa tentativa de superar um trauma e gostaria de dizer que só nós sabemos os instrumentos que utilizamos para ressignificar e nos reconstruir”, declarou a parlamentar. 

Nos dias 15 e 16 agosto, a Escola do Legislativo promoverá um segundo momento com a realização de uma oficina literária, também ministrada por Milena Carvalho, no auditório da Elema.