Ele fez um relato sobre ações do Impur para ampliar áreas verdes em São Luís, visando minimizar os impactos ambientais e maximizar o potencial paisagístico da cidade.
O presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Walber da Silva Pereira Filho, foi o entrevistado do programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia, na manhã desta segunda-feira (7), ocasião em que fez um relato sobre ações do Impur para ampliar áreas verdes em São Luís.
Entrevistado pelas radialistas Maria Regina Teles e Marina Souza, o presidente do Impur explicou que o órgão, criado em dezembro de 2002 na estrutura da Prefeitura de São Luís, tem a missão de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos por meio de ações que venham minimizar os impactos ambientais e maximizar o potencial paisagístico, valorizar as terras urbanas e gerar suporte para o desenvolvimento sustentável.
Walber da Silva Pereira Filho informou, ainda, que o Impur produziu e está divulgando sua ‘Cartilha Didática’, na qual são descritas todas as funções do órgão, detalhando ações deflagradas com a finalidade de planejar, executar, operar, conservar e manter a paisagem urbana, incluindo as ruas, avenidas, praças, parques, espaços abertos ao redor de instituições públicas e privadas e áreas livres de lote, além do patrimônio paisagístico e ambiental.
O Impur, segundo Walber da Silva Pereira Filho, produziu também a ‘Cartilha Didática de Plantio’ para informar a população sobre como realizar plantio de árvores em São Luís.
“Agora, estamos avançando com uma outra ideia muito interessante, que é o Inventário de Patrimônio Vegetal, em parceria com o Ministério Público, o Fórum Estadual de Educação Ambiental e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Com este projeto, já foram catalogadas as árvores de grande importância localizadas na região do Centro e São Francisco. A nossa previsão é a de divulgar este material no próximo mês de setembro”, afirmou o presidente do Impur.
Ele fez um relato sobre a elaboração de projetos e orçamentos de praças dos bairros e do Centro, parques e arborização viária e de bairros, incluindo rotatórias e canteiros centrais.
“O nosso trabalho tem como foco minimizar o déficit arbóreo, contribuindo assim para o conforto térmico em nossa cidade e aumentar a qualidade dos espaço públicos, sem esquecer de deixar a cidade cada vez mais bela”, afirmou Walber Pereira Filho.
Arborização
Ele acrescentou, ainda, que o Impur já fez o mapeamento de mais de 400 praças de São Luís, agora georrefenciadas e disponibilizadas na Internet. “Na atual gestão, realizamos também um plano de arborização com a indicação de espécies adequadas para vias, praças e parques da nossa cidade”, ressaltou . O presidente do Impur informou ainda que o órgão possui um viveiro próprio localizado na área interna da Uema, com mais de 4 mil mudas desde espécies ornamentais, arbóreas e frutíferas.
Durante a entrevista, Walber Pereira Filho também falou sobre o programa “Adote um Espaço”, criado para a adoção de logradouros públicos por entidades da iniciativa privada e da sociedade, de forma individual ou consorciada através de pessoas físicas e jurídicas, a fim de promover melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas. Em contrapartida, é permitida a exploração de mídia física no local.
Para informações sobre manutenção e ampliação da arborização, priorizando espécies nativas, e de serviços de poda e supressão de espécies encontradas em áreas públicas, qualquer pessoa pode entrar em contato com o Impur através do telefone (98) 9 9186-6892.