Farol do Maranhão

‘Café com Notícias’ – Pró-reitora da UFMA anuncia novidades do 4° Festival Guarnicê de Cinema

 Zefinha Bentivi informou que a abertura do evento acontecerá no Teatro Arthur Azevedo, nesta sexta-feira (9), às 19h, com exibição do filme “Pérola”, de Murilo Benício.

O programa ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (8), na TV Assembleia, recebeu a professora Zefinha Bentivi, pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na entrevista, ela anunciou as novidades da 46ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, o quarto mais longevo e um dos mais tradicionais festivais do país.

De acordo com Zefinha Bentivi, a cerimônia de abertura do evento acontecerá no Teatro Arthur Azevedo, nesta sexta-feira (9), às 19h. A retirada de ingressos, cuja unidade será trocada por um quilo de alimento não perecível, inicia-se às 13h30, no dia do evento, na bilheteria do TAA. A pró-reitora explicou que os alimentos arrecadados serão doados para o programa Mesa Brasil, do Sesc. Cada pessoa poderá retirar dois ingressos, e 450 lugares estarão disponíveis para o público.

“O Guarnicê, realizado pela Universidade Federal do Maranhão há 46 anos, compreende que é fundamental estreitar os laços entre cinema e ciência. Apesar de campos distintos, a arte e a produção acadêmica convergem ao mesmo propósito de avanço, inovação e transformação da realidade. Pesquisadores de todo o país se dedicam a investigar as diferentes nuances do audiovisual, e de que maneira elas impactam a vida em sociedade”, declarou a professora Zefinha Bentivi.

Ela acrescentou que, especialmente na atual edição do festival, que carrega o tema “Democracia em Cena”, a ciência tem lugar garantido nas discussões que permeiam a forma de fazer pesquisa, arte e cultura no Brasil. “Seja para entender o contexto atual ou projetar o que vem por aí, o Guarnicê é o espaço ideal para ricos debates”, ressaltou.

Segundo Zefinha Bentivi, a solenidade de abertura começará com o protocolo institucional e a apresentação do tema desta edição do Guarnicê (Democracia em Cena). Depois, a cantora Adriana Bosaipo fará uma apresentação e haverá a homenagem à atriz Áurea Maranhão. O filme “Pérola’’, dirigido por Murilo Benício, abrirá o festival. O ator Leonardo Fernandes, um dos protagonistas do longa, estará presente na sessão.

No dia seguinte à cerimônia de abertura, o Guarnicê passará a ocupar os teatros João do Vale, com as exibições das mostras competitivas; Napoleão Ewerton – Sesc, que receberá algumas mostras paralelas; e o Aldo Leite, com as conferências do seminário Ciência Cine Guarnicê. Novamente em formato híbrido, o festival disponibilizará todos os seus filmes no site guarnice.ufma.br e no aplicativo Cine Guarnicê.

A programação diária está disponível no endereço virtual do Guarnicê. O festival é realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFMA, que preparou uma série de novidades para esta edição.

Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi, com a jornalista Elda Borges em registro no intervalo do programa