Os clubes maranhenses já conhecem seus prováveis adversários na Copa do Brasil de 2025. O estado perdeu uma vaga que seria do Imperatriz, para o Rio Grande do Norte, portanto, apenas Sampaio e MAC representam o Maranhão na competição milionária, que deve pagar mais de R$800 mil para as equipes locais jogarem a primeira fase. Dessa vez, não há possibilidade de confronto com equipes de grande apelo de público na primeira rodada, o que eleva as chances dos times avançarem. No entanto, existe a chance de um confronto direto logo na estreia.
Sampaio está no Pote B da Copa do Brasil que vai cruzar com os times do Pote F em que está o MAC. Portanto, existe a chance real do primeiro jogo das equipes maranhenses ser um confronto local.
Caso isso não ocorra, o Sampaio pode ainda enfrentar Humaitá/AC, Trem/AP, Ceilândia/DF, Inter de Limeira/SP, Operário-MT, Tuna Luso/PA, Operário-MS, Concórdia/SC ou CSE/AL. Independente do adversário, a Bolívia Querida joga fora de casa e com a vantagem de empatar para avançar para a 2ª fase, inclusive se o confronto for contra o MAC.
Já o Maranhão Atlético Clube pode ter pela frente Ceará, Vitória, Coritiba, Sport, Criciúma, Vila Nova/GO, Operário-PR, Ponte Preta ou Brusque/SC, o que torna o desafio do Bode Gregório, um pouco mais difícil. Porém, o clube maranhense joga em casa e terá a obrigação da vitória para avançar de fase, empate ou derrota é o fim da linha na competição.
O sorteio dos confrontos não há data para ser realizado, mas os primeiros jogos vão ocorrer nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro.
Os clubes de apelo popular participantes na 1ª fase da Copa do Brasil 2025 são apenas Vasco e Fluminense, que vão enfrentar uma das seguintes equipes: Sousa/PB, Tocantinópolis, São Raimundo-RR, Maringá, Cascavel, Pouso Alegre, ASA/AL, União Rondonópolis, Gazin Porto Velho ou Sergipe.
Ainda no Pote A estão: Atlético-MG, Athletico-PR, Grêmio, América-MG, RB Bragantino, Atlético-GO, Juventude e Cuiabá.
O Pote C tem Novorizontino, Tombense, CSA, ABC, Remo, Náutico, Amazonas, Confiança, Ferroviário e Botafogo-PB, que cruza com o Pote G que tem: Boavista, Parnahyba, Maracanã, Santa Cruz-RN, Gas, Rio Branco-ES, Rio Branco VN, Olaria, Portuguesa-SP e Votuporanguense.
Já o Pote D América-RN, Manaus, São José-RS, Aparecidense, Retrô, Caxias, Athletic, Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ cruza com o Guarany, Jequié, Barcelona-BA, São Francisco-PA, Capital-DF, Independência, União-TO, Dourados, Barcelona-RO e Oratório.
Na 3ª fase entram os times participantes da Libertadores, os campeões da Copa Verde, Nordeste e da Série B de 2024, que são: Botafoto, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Fortaleza, São Paulo, Corinthians, Bahia, Cruzeiro, Paysandu, CRB e Santos.
Para a Copa do Brasil de 2026, a CBF já definiu que os campeões da Copa do Nordeste e da Copa Verde de 2025, não tem mais direito a vaga na 3ª fase da competição.