O Instituto Brasil Solidário desembarca em São Luis (MA) numa semana emblemática e de mobilização global, que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho. O objetivo é realizar oficinas práticas gratuitas, com foco na formação de alunos e educadores da rede pública de ensino, através da metodologia do Programa de Desenvolvimento da Educação, por meio do Plano Bienal de Atividades do IBS. Serão três dias de atividades – 5, 6 e 7 de junho – na UEB Professora Rosália Freire, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Instituto Ultra.
Impacto no desenvolvimento integral dos alunos, estímulo à criatividade e expressão, fomento à autoconfiança e autoestima, inclusão e diversidade são apenas algumas das muitas habilidades desenvolvidas através das formações ofertadas pelo Instituto Brasil Solidário, que já alcançaram mais de 1.4 milhão de alunos em todo o Brasil. No Maranhão já são 93.583 alunos, 5.480 docentes, 364 escolas de 5 municípios.
Durante toda a programação, serão apresentadas as muitas oportunidades de trabalhar a arte, cultura e o incentivo à leitura de forma sustentável, utilizando materiais reciclados, reaproveitados e de fácil acesso na comunidade. As formações apresentarão ideias simples, replicáveis e que já são multiplicadas em 26 estados e mais de 400 municípios em todo o Brasil.
Por meio do Plano Bienal Brasil Solidário, o IBS preparou uma programação intensa envolvendo desde formações em Teatro, Teatro de Bonecos, Oficinas Criativas, Fotografia, até capacitação em Desenho e Pintura, incluindo estandarte temático com valorização da cultura local, trazendo toda a riqueza do bumba meu boi.
O IBS esteve no município em 2023, quando foram entregues 1000 livros para a biblioteca das escolas públicas, junto a Formação em Mediação de Leitura. Diante dos resultados, São Luis recebe nessa segunda etapa uma nova doação de 500 livros, que chega aos alunos da UEB Estudante Edson de Lima Souto, junto com a entrega de um kit para a montagem do espaço literário com caixotes, prateleiras e mobiliários para disposição do acervo.
No último dia da programação, acontecem as apresentações de teatro, teatro de bonecos, oficinas criativas e fotografia promovidas pelos próprios participantes, em evento aberto ao público, de forma gratuita, inclusiva e acessível para educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e técnicos da Secretaria de Educação do Município. As atividades chegam ao município a partir da parceria do IBS com financiadores como o Instituto Ultra, com foco em fortalecer ações continuadas de valorização da arte e cultura dentro das propostas pedagógicas curriculares.
“Após a primeira etapa das oficinas práticas em São Luis, vimos as atividades sendo multiplicadas com engajamento de toda a comunidade escolar, incluindo parcerias com a Universidade Federal do Maranhão, reforçando o incentivo à leitura de forma criativa e colaborativa, e a proposta é seguir avançando. Assim, retornamos este ano, trazendo novas oportunidades tanto nas ações presenciais como em capacitações EaD (Ensino a Distância) a toda rede municipal da capital maranhense, levando aos educadores várias iniciativas que podem dinamizar as aulas, integrar arte, cultura, educomunicação junto a práticas sustentáveis, com materiais de fácil acesso na escola”, ressalta Luis Salvatore, Diretor Presidente do Instituto Brasil Solidário.
SEMANA COM ARTE, CULTURA E SUSTENTABILIDADE
As oficinas práticas em São Luis (MA), serão realizadas numa semana de mobilização global, que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 05 de junho. A seguir, alguns exemplos do que será apresentado, utilizando materiais reciclados, reaproveitados e de fácil acesso na comunidade.
No Teatro de Bonecos, todos os personagens serão criados a partir de garrafas PET, pedacinhos de PVC e retalhos coletados pelos alunos da escola, além de elementos naturais de cada região, como sementes típicas e folhas, práticas que poderão ser mobilizadas de forma interdisciplinar nas atividades pedagógicas em sala de aula.
Em Oficinas Criativas, a turma participa de várias práticas alinhadas aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com mobilização da coleta seletiva na escola, integrada as atividades de Pintura e Desenho com uso de madeiras, garrafas plásticas e materiais reaproveitados e até jogos educativos.
No eixo de Incentivo à Leitura, os espaços literários lúdicos e criativos, contam com mobiliários sendo construídos a partir da reciclagem, com prateleiras e nichos de paletes, além de almofadas, tapetes e aventais literários produzidos com retalhos.
As diversas ações do Plano Bienal Brasil Solidário, financiado com recursos incentivados pela Lei Rouanet, conta com parceria de instituições e empresas privadas como Bank of America, John Deere, Ipiranga, BTG Pactual, Newave Energia, Echoenergia, Grupo Equatorial, Palmeirinha Ação Social, Sotreq, Veirano Advogados, Instituto XP, Nu Bank, Companhia Petroquímica do Nordeste (COPENOR) e Bayer, além de pessoas físicas.