Farol do Maranhão

Presidente do Impur anuncia ações para ampliar áreas verdes

 Ele fez um relato sobre ações do Impur para ampliar áreas verdes em São Luís, visando minimizar os impactos ambientais e maximizar o potencial paisagístico da cidade.

O presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Walber da Silva Pereira Filho, foi o entrevistado do programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia, na manhã desta segunda-feira (7), ocasião em que fez um relato sobre ações do Impur para ampliar áreas verdes em São Luís.

Entrevistado pelas radialistas Maria Regina Teles e Marina Souza, o presidente do Impur explicou que o órgão, criado em dezembro de 2002 na estrutura da Prefeitura de São Luís, tem a missão de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos por meio de ações que venham minimizar os impactos ambientais e maximizar o potencial paisagístico, valorizar as terras urbanas e gerar suporte para o desenvolvimento sustentável.

Walber da Silva Pereira Filho informou, ainda, que o Impur produziu e está divulgando sua ‘Cartilha Didática’, na qual são descritas todas as funções do órgão, detalhando ações deflagradas com a finalidade de planejar, executar, operar, conservar e manter a paisagem urbana, incluindo as ruas, avenidas, praças, parques, espaços abertos ao redor de instituições públicas e privadas e áreas livres de lote, além do patrimônio paisagístico e ambiental.

O Impur, segundo Walber da Silva Pereira Filho, produziu também a ‘Cartilha Didática de Plantio’ para informar a população sobre como realizar plantio de árvores em São Luís.

“Agora, estamos avançando com uma outra ideia muito interessante, que é o Inventário de Patrimônio Vegetal, em parceria com o Ministério Público, o Fórum Estadual de Educação Ambiental e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Com este projeto, já foram catalogadas as árvores de grande importância localizadas na região do Centro e São Francisco. A nossa previsão é a de divulgar este material no próximo mês de setembro”, afirmou o presidente do Impur.

Ele fez um relato sobre a elaboração de projetos e orçamentos de praças dos bairros e do Centro, parques e arborização viária e de bairros, incluindo rotatórias e canteiros centrais.

“O nosso trabalho tem como foco minimizar o déficit arbóreo, contribuindo assim para o conforto térmico em nossa cidade e aumentar a qualidade dos espaço públicos, sem esquecer de deixar a cidade cada vez mais bela”, afirmou Walber Pereira Filho.

Arborização

Ele acrescentou, ainda, que o Impur já fez o mapeamento de mais de 400 praças de São Luís, agora georrefenciadas e disponibilizadas na Internet. “Na atual gestão, realizamos também um plano de arborização com a indicação de espécies adequadas para vias, praças e parques da nossa cidade”, ressaltou . O presidente do Impur informou ainda que o órgão possui um viveiro próprio localizado na área interna da Uema, com mais de 4 mil mudas desde espécies ornamentais, arbóreas e frutíferas.

Durante a entrevista, Walber Pereira Filho também falou sobre o programa “Adote um Espaço”, criado para a adoção de logradouros públicos por entidades da iniciativa privada e da sociedade, de forma individual ou consorciada através de pessoas físicas e jurídicas, a fim de promover melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas. Em contrapartida, é permitida a exploração de mídia física no local.

Para informações sobre manutenção e ampliação da arborização, priorizando espécies nativas, e de serviços de poda e supressão de espécies encontradas em áreas públicas, qualquer pessoa pode entrar em contato com o Impur através do telefone (98) 9 9186-6892.