Farol do Maranhão

No ‘Café com Notícias’, Obstetra do HU fala sobre benefícios do aleitamento materno

 O médico obstetra Antônio Leonardo, do Hospital Universitário, destacou as ações do “Agosto Dourado”, mês dedicado à conscientização sobre o aleitamento materno.

O programa “Café com Notícias” desta segunda-feira (7) recebeu o médico Antônio Leonardo Rosa, chefe da Unidade de Obstetrícia do Hospital Universitário, para falar sobre o “Agosto Dourado”, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. 

Durante entrevista à jornalista Elda Borges, o médico informou que dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de 2019, mostram que apenas 45% das mulheres amamentam até os seis meses de vida do bebê, sendo este um índice considerado muito baixo do recomenda pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que estipula um patamar de 70% como o índice ideal. 

“Esse é um índice muito baixo e isso precisa mudar, porque nós sabemos que o aleitamento exclusivo até os seis meses e o aleitamento até os dois anos de idade traz benefícios enormes para a saúde e desenvolvimento da criança. E os benefícios do aleitamento também são revertidos para a mãe, pois a amamentação diminui os riscos de câncer de mama e ginecológicos”, explicou. 

O médico também desmistificou alguns mitos sobre a amamentação, que as mães costumam ouvir durante o período do aleitamento, como o mito de que o leite materno não é suficiente para satisfazer a fome do bebê ou que o leite de algumas mães é fraco, entre outros. 

“O leite humano é insubstituível devido às suas características. Então, é preciso que a gente propague essas informações e o mês de agosto é para fazermos campanhas informativas no sentido de que todos tenham consciência da importância do aleitamento”, enfatizou Leonardo. 

Ele também explicou a importância de os empregadores oferecerem às funcionárias que estão amamentando as condições para fazer a coleta e o armazenamento desse leite e, se possível, conceder intervalos para que elas possam amamentar. 

Fórmulas

Sobre o uso de fórmulas, Leonardo explica que elas só devem ser usadas em condições extremas e sempre com prescrição médica do pediatra. 

Segundo o médico, o Hospital Universitário é uma unidade preparada para acolher as mães que tenham algum tipo de dúvidas ou dificuldades durante a amamentação, dispondo de uma rede de profissionais capacitados, além de dispor de um banco de leite que está sempre precisando de doações.

Mais informações sobre o assunto podem ser adquiridas por meio dos números (98) 2109-1178 e pelo Whatsapp (98) 99163-6833.