Farol do Maranhão

Presidente do TCE/MA, Marcelo Tavares, confirma que próxima vaga de conselheiro é do Ministério Público de Contas

Em dezembro desse ano, uma nova vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão vai ficar vaga com a aposentadoria de Raimundo Oliveira Filho, que completará 75 anos no dia 25 de dezembro. O presidente do órgão, Marcelo Tavares, confirmou ao site www.diegoemir.com, que o assento será destinado ao Ministério Público de Contas, que formará uma lista tríplice pelo critério de antiguidade e esta será encaminhada ao governador Carlos Brandão (PSB), para escolha do novo membro.

Raimundo está no exercício do cargo desde 1986, ou seja, 37 anos como conselheiro do TCE. Ele já foi vice-presidente entre 2001 e 2002, e agora voltou a exercer a função de corregedor, a qual já foi ocupada pelo próprio entre 1993/1994 e de 1997 a 2000.

Para a vaga de Raimundo Oliveira, Marcelo Tavares afirmou que devem ser indicados para lista tríplice: Flávia Gonzalez Leite, Paulo Henrique Araújo dos Reis e Jairo Cavalcanti Vieira. O quarto membro do MPC é Douglas Paulo da Silva.

Fontes palacianas apontam Flávia Gonzalez como a favorita para ocupar a vaga de conselheira, afinal o TCE atualmente é composto por sete homens no pleno e mais três homens entre os conselheiros substitutos, além de nunca na história do órgão, uma mulher ocupou um assento.

Portanto, Brandão poderia fazer a história mais uma vez ao nomear a primeira mulher a compor o TCE/MA. Vale destacar que mulheres chegaram a ocupar a função de conselheiras do Tribunal de Contas do Munícipio do estado do Maranhão que foi extinto em 1993. Nesta função, Maria do Carmo Aquino Saldanha e Paula Maria Alves Gaspar, exerceram o cargo por 12 anos, respectivamente.

Caso Flávia seja escolhida em dezembro desse ano, ela pode exercer a função até 2055, permanecendo por 32 anos.

Atualmente a composição do TCE/MA está da seguinte forma:

Marcelo Tavares – presidente – Aposentadoria em 2046

Jorge Pavão – vice-presidente – Aposentadoria em 2026

Raimundo Oliveira Filho – corregedor – Aposentadoria em 2023

Álvaro Ferreira – conselheiro – Aposentadoria em 2026

Caldas Furtado – conselheiro – Aposentadoria em 2035

Washington Luiz – conselheiro – Aposentadoria em 2024

Daniel Itapary Brandão – Aposentadoria em 2061

Conselheiros substitutos

Antônio Blecaute Barbosa – Aposentadoria em 2037

Melquizedeque Nava Costa – Aposentadoria em 2036

Osmário Freire Guimarães – Aposentadoria em 2032