MPMA e Sebrae firmam parceria em ação

O Ministério Público do Maranhão firmou, na última quinta-feira, 13, uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para participar do TransformAgora Ciclo III. A ação, promovida pelo Sebrae Maranhão, tem a proposta de promover momentos de diálogos com empresas e instituições, abordando as temáticas do empreendedorismo, integridade, compras públicas e setores produtivos

A confirmação da parceria aconteceu durante reunião do diretor-superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, com o assessor especial do procurador-geral de justiça do MPMA, Marco Aurélio Batista Barros, na sede do Sebrae em São Luís. 

O terceiro ciclo do TransformAgora, que traz como temática a importância da ética e da integridade no ambiente empresarial, percorrerá sete municípios do Maranhão (Imperatriz, Açailândia, Balsas, São Luís, Bacabal, Pinheiro e Timon), em formato de painel. A ação será realizada durante o mês de fevereiro.

Na reunião, o diretor-superintendente Albertino Leal, apresentou o objetivo do Sebrae com a realização do TransformAgora e o entendimento da importância de levar a temática a estes territórios do Maranhão, como forma atuação proativa no estímulo da prática do compliance, conscientizando atores públicos e privados e incentivando ainda mais a formação de um ambiente legal favorável aos pequenos negócios.

“Para o Ministério Público, participar do terceiro ciclo do Projeto TransformAgora, com o Sebrae/MA, juntamente com os demais parceiros, será uma oportunidade ímpar para fomentar, no interior do Estado, a cultura da ética empresarial, expondo e discutindo com  lideranças políticas e empresariais locais, de diversas cidades, as vantagens e a necessidade, inclusive de mercado, de as empresas maranhenses implantarem seus Programas de Integridade, indicando, ainda, os meios disponíveis para tal mister, a baixo custo”, afirmou Marco Aurélio Barros.

ÉTICA E INTEGRIDADE

O Ministério Público do Maranhão já é parceiro do Sebrae no fomento de um ambiente de negócios favorável para as micro e pequenas empresas (MPEs) por meio do Projeto “Ética e Integridade Empresarial na Prevenção da Corrupção”, lançado em junho de 2021.

A iniciativa orienta as MPEs na construção do seu próprio Programa de Integridade, visando à prevenção da corrupção e à valorização de condutas éticas nas relações com o Poder Público, com o setor privado e com os clientes em geral. A ideia também permite a construção de um ambiente empresarial saudável, valorizando a livre concorrência e incentivando uma competição corporativa mais justa e a minimização dos riscos de as empresas sofrerem sanções pelo Poder Público pelo não cumprimento de leis e normas.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de conteúdos exclusivos que são postados somente nelas: