Câmara dos deputados: Deputada federal do PP do DF propõe nível superior para o cargo de policial

O cargo de policial legislativo da Câmara dos Deputados pode passar a exigir nível superior para ingresso. Essa é a proposta que a deputada federal Celina Leão (PP DF) apresentou na terça-feira, 12, ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP AL). 

“Eu fui pessoalmente solicitar ao nosso presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para atender uma reivindicação antiga dos Policiais Legislativos: tornar o cargo para nível superior”, disse a parlamentar em suas redes sociais. 

Agora, a solicitação deve ser analisada pela Câmara dos Deputados. Atualmente, a carreira de agente de polícia legislativa (policial legislativo do órgão) tem como requisito o ensino médio completo.

No dia 7 de abril, a Mesa Diretora do Senado Federal alterou a escolaridade exigida para os policiais legislativos da Casa: foi do nível médio para o nível superior. A expectativa é que a mesma mudança ocorra na Câmara.

O Senado, inclusive, teve concurso público autorizado para preenchimento de 19 vagas para carreiras de nível superior. Esse é o quantitativo previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA), sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro para 2022. 

O Orçamento deste ano também traz a previsão de 28 vagas para ingresso na Câmara dos Deputados. Como a Casa não tem concurso em validade, para prover os cargos vagos deverá realizar um novo processo seletivo.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de conteúdos exclusivos que são postados somente nelas: